(19) 97407-4405 contato@gtse.com.br

Aluguel de EPIs e EPCS

Uso de EPI: por que é importante para a segurança?

Diante de tantos riscos presentes no ambiente de trabalho, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) vem se tornando cada vez mais importante para manter a saúde bem-estar dos colaboradores.

Por serem obrigatórios, eles geram intensos debates entre os trabalhadores e acabam sendo esquecidos ou deixados de lado por quem mais precisa de sua proteção.

Mas a verdade é que em apenas um segundo, um EPI utilizado corretamente pode evitar ou minimizar danos para a vida toda, ou até mesmo acidentes fatais

Por isso, neste post, vamos explicar exatamente o que é um Equipamento de Proteção Individual, quais são os tipos mais comuns e por que empregadores e colaboradores devem se conscientizar sobre sua relevância. Continue a leitura para conferir!

O que são EPIs?

De acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR6), que regula a utilização de EPIs no Brasil, “considera-se Equipamento de Proteção Individual todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. 

Ou seja, trata-se de todo equipamento que garante o bem-estar dos colaboradores diante da possibilidade de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais

São muitas as áreas (construção civil, indústria e saúde, por exemplo) que utilizam EPIs em suas rotinas e a segurança visa evitar desde os riscos físicos e mecânicos até os biológicos e químicos

Sendo assim, cada trabalhador necessita de um conjunto específico de equipamentos para desenvolver suas atividades e precisa usá-los durante todo o expediente, mesmo que a empresa esteja com sua Análise Preliminar de Riscos em dia.

Normalmente, o responsável por mapear os EPIs necessários para cada setor é o técnico de segurança do trabalho

No entanto, é o empregador que deve fornecer esses dispositivos (de forma gratuita), enquanto o colaborador precisa ter a consciência não só de utilizá-los, como também de mantê-los conservados.

Em relação à garantia de qualidade, os EPIs sempre devem vir acompanhados do Certificado de Aprovação (CA): um pequeno código, emitido pelo Ministério do Trabalho, que garante sua eficácia na proteção contra acidentes.

Quer saber mais sobre o aluguel de EPIs e EPCS?

Todos os direitos reservados. Design by Felipe